A melhor maneira de armazenar ovos de Páscoa

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

Nesse post eu conto como eu armazeno as minhas cascas de chocolate, especialmente para os ovos de Páscoa.

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

A gente sabe que a páscoa é uma correria só...

Então, o ideal é que a gente comece a se organizar antes para se antecipar e evitar ao máximo a correria.

Não importa se você vai trabalhar com chocolate ou cobertura fracionada, os cuidados com o armazenamento e o mesmo, independente do tipo de ovo de páscoa que você vai fazer...

Antes de entrar nesse assunto eu queria te contar que esse post também está em formato de vídeo, e caso você prefira assistir, ao invés de ler, é só dar play no vídeo acima. Caso contrário, basta continuar lendo o post, combinado?

Eu vou deixar claro aqui que isso não é regra, eu tô contando aqui como eu faço com a minha produção das minhas casquinhas.

Nesses anos todos trabalhando com chocolate essa foi a melhor maneira que eu encontrei para armazenar as minhas cascas e antecipar o meu trabalho para evitar que eu queira arrancar os meus cabelos quando chegar a semana da Páscoa.

Pra começar, a gente precisa falar de durabilidade

Para que você possa saber quanto tempo antes pode já ir se organizando...

As cascas simples, tem durabilidade de até 90 dias se forem de chocolate puro, não tô falando de tipo de chocolate, tô dizendo cascas feitas só de chocolate, sem nenhuma carga como flocos de arroz ou oreo, frutas secas, confeitos ou coisas do tipo.

Se as casquinhas tiverem carga misturada ao chocolate, essa durabilidade cai para a metade, ou seja, 45 dias.

A gente tá falando aqui de cascas simples, sem recheio. Eu não armazeno as cascas recheadas, só as cascas simples mesmo, porque a partir dela você faz os ovos simples, os trufados, os totalmente recheados e os de colher. Assim fica mais fácil porque conforme for se aproximando a data da páscoa eu vou montando os outros tipos e esses eu já armazeno montadinho na embalagem.

Para armazenar as cascas

Eu compro essas caixas de papelão para doces e salgados, sabe? Aquelas retangulares mesmo. Gosto de armazenar nelas porque são práticas e a gente pode empilhar.

Eu forro elas com papel manteiga (pode ser papel toalha também) e coloco uma casquinha ao lado da outra, sem encostar para não arranhar a casca.

Então cubro com papel manteiga, fecho a caixa, envolvo com papel filme para isolar completamente contra qualquer tipo de inseto ou odor e escolho o lugar mais fresco da casa para armazenar.

Se você tiver algum ambiente climatizado em casa, como sala ou quarto, o ideal é manter lá, o ar condicionado não precisa estar ligado o tempo todo, você pode usar normalmente, mas isso já ajuda a manter o ambiente fresco.

Se você não tiver, escolha o ambiente mais fresco e armazene longe de qualquer fonte de luz ou calor como janelas, ou motores, como geladeira ou freezer.

Lembre-se que o ar quente sobe

Então evite também lugares altos. Ou seja, em cima da geladeira é duplamente perigoso, certamente vai derreter, cuidado.

Se você escolher algum lugar baixo, lembre de fazer uma espécie de estradinho, para que as caixas não fiquem diretamente no chão, se o chão molhar acidentalmente suas caixas já eram, e o chocolate também. Além dissodeixar diretamente no chão deixa as cascas muito acessível aos insetos então a gente tem que evitar. combinado?

Se você tiver caixas de isopor

Que sejam grandes o suficiente para acomodar essas caixas de doces, isso é uma ótima ideia, porque protege ainda mais, dá uma maior segurança, principalmente em dias mais quentes.

Se tiver caixas menores, pode armazenar as cascas diretamente nelas, lembre de higienizar bem a caixa antes e nesse caso, como as caixas são altas há a necessidade de sobrepor as casquinhas, então a gente deve embrulhar uma por uma com papel chumbo, para proteger elas e conseguir empilhar.

Isso funciona muito, é uma solução incrível quando o calor tá acima de 38 graus.

Mas isso pode deixar marquinhas nas casquinhas então eu não gosto muito, a menos que você for usar embalagens que a casca não fique visível, por exemplo, os meus ovos trufados eu gosto de embalar com um tecido, e a casquinha precisar ser embalada no papel chumbo antes de qualquer maneira, pro chocolate não entrar em contato direto com o tecido, então marquinhas assim são problemas nesse caso.

O mesmo para ovos simples, aqueles com bombom dentro e também os ovos com textura externa, já que você vai cobrir novamente e esconder as marquinhas.

Nos ovos de colher a casca meio que fica a mostra, então eu gosto que ela esteja bem lisinha, perfeitinha, e esse tipo de armazenamento já não funciona muito pra mim nesse caso, mas se isso não for problema pra você, pode armazenar todas assim.

Eu posso armazenar casquinha já recheada Joy?

Então, como eu já comentei, eu não gosto de armazenar cascas recheadas porque elas não têm tanta durabilidade como as cascas simples.

A validade da casca recheada vai variar de acordo com o recheio, mas em média ela dura de 7 a 15 dias, por exemplo, se o recheio for a base de ganache com creme de leite 7 dias, se for a base de brigadeiro 10 dias e se a gente usar cremes industrializados no recheio, como as ganaches prontas da Melken, Doce de leite, Nutella, Paçoquinha cremosa e essas coisas, a validade sobe para 15 dias.

Então no caso das cascas recheadas eu prefiro fazer no máximo 1 ou 2 dias antes da entrega, assim a validade fica quase toda com o cliente e ele tem liberdade para consumir como bem entender, sem precisar consumir no dia da compra.

Eu não faço ela do zero, eu uso as casquinhas simples mesmo, que já deixei armazenadas, e recheio elas, fecho e embalo deixando prontinha pra entrega.

Depois de pronto eu armazeno elas em um varalzinho, aqueles de chão para roupa sabe? E penduro elas ali, como os ovos de supermercado, só que amarradinhas, para não ter perigo de cair e quebrar.

Os ovos de colher eu monto e embalo na véspera da entrega mesmo, pelo mesmo motivo, entregar o produto o mais fresco possível para o cliente.

Mas só o fato de adiantar as casquinhas todas já ajuda bastante porque assim você ganha tempo. Não ter que ficar fazendo temperagem acaba facilitando a vida na hora da produção porque você tem muitas outras coisas para se preocupar como rechear, embalar, entregar... sem contar atender clientes, que geralmente costumam deixar para comprar na última semana e enlouquecer a gente!

E você tem alguma duvida a respeito de chocolate? Então deixe a sua dúvida pra mim nos comentários, quem sabe sua dúvida não acabe ajudando outras pessoas com a mesma dúvida que você?

Obrigada pelo seu carinho de ter lido esse Post até o final, um beeijão beem doce pra você e até o próximo post!

 

 

Tags: DICAS ARMAZENAMENTO OVO DE PASCOA CHOCOLATE CASCA DE CHOCOLATE
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para CHOCOTONE OU PANETONE CASEIRO RECEITA FACIL E QUE DESFIA

Enviando Comentário Fechar:/