A COBERTURA INOVARE INTENSO É BOA? EU TESTEI E VOU TE CONTAR!

Eu testei a cobertura Inovare Intenso para dividir com você a minha opinião a respeito dessa experiência.

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho

Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Olá, eu sou a Joy, seja bem vindo a mais um post! 

Se você já me acompanha sabe que eu tenho uma série de vídeos aqui no canal onde eu experimento algumas marcas de chocolates e coberturas pra avaliar como elas se comportam no derretimento, pré-cristalização, moldagem e desenforme e dando minha opinião pessoal a respeito de tudo isso. 

O QUE É O INOVARE INTENSE

O post de hoje é sobre o Inovare Intense e eu escolhi ele não é por acaso não, eu recebo muitas mensagens com dúvidas a respeito dessa linha porque não é qualquer cobertura, ela é diferente: É uma cobertura que precisa de temperagem.

- Como assim Joy? Não é só o chocolate que precisa temperar? 

Era, até essa linha ser lançada, em 2014.
Por que isso?
Porque todas as outras coberturas fracionadas usam um tipo de gordura modificada quimicamente, que cristaliza com facilidade - basta com que a temperatura dela desça.

Se você já usou alguma cobertura fracionada deve ter percebido que, uma vez acima dos 37 graus a cobertura derrete, abaixo dessa temperatura ela começa a cristalizar. Isso acontece porque  37 graus é a temperatura de fusão dela. Abaixo disso a gordura que compõe a cobertura solidifica, e acima disso ela derrete. Simples assim. Por isso que a maioria das coberturas é só derreter e utilizar pois ela cristaliza sozinha.

No chocolate não é bem assim, uma vez derretido, para que ele solidifique nós precisamos dar "um empurrãozinho". Isso porque a gordura usada para a produção do chocolate é a manteiga de cacau, e ela não cristaliza perfeitamente sozinha. Ela precisa passar por uma determinada curva de temperatura para cristalizar corretamente - essa curva de temperatura nos possibilita induzir ela à cristalização correta. Sem essa "ajudinha" ela ou fica mole, com manchas, não tem contração, não desenforma, entre outros problemas.

O DIFERENCIAL DO INOVARE

O diferencial dessa linha de cobertura Inovare, é que ela não tem na sua composição a gordura utilizada nas outras coberturas existentes. Ela é produzida com manteiga de cacau e também leva massa de cacau na composição - como o chocolate - e é por esse motivo que ela precisa ser temperada. 


- Mas Joy, se leva manteiga de cacau não é chocolate? 


Não necessariamente.

Pra ser considerado chocolate precisa conter o mínimo de sólidos de cacau que a legislação exige. A Inovare não tem, por isso ela não pode ser chamada de Chocolate. 
Ela leva gordura vegetal na composição, mas não é a mesma das demais coberturas, ela usa a mesma que os chocolates mais acessíveis também usam (esses que ficam com o preço por volta dos 30 e poucos reais) e que é uma gordura compatível com a manteiga de cacau, pois também precisa da mesma curva de temperatura para cristalizar. Por isso a necessidade da temperagem. 

E já fiz outros Posts aqui no blog, falando de alguns desses chocolates, por exemplo Nestlé, Genuíne, Garoto, Melken. Você pode clicar nos links para ler, lá eu falo mais detalhadamente sobre isso. 

Todas essas marcas de chocolate nessa faixa de preço usam manteiga de cacau, claro, mas também usam essa gordura vegetal compatível a manteiga de cacau.  
E eles podem ser chamados de chocolate porque cumprem o percentual mínimo de sólidos de cacau que a lei exige, no caso a Inovare não. Por isso ela é vendida como Cobertura Fracionada. 
Com exceção dessa que falo nesse Post, a cobertura da linha Intense, da Harald. 
 
Observando o rótulo do Inovare Intense você percebe que não há nada dizendo Cobertura - diz chocolate meio amargo. Isso porque ele tem no mínimo os 35% de massa de cacau exigidos por lei. Então, embora a linha seja de Coberturas, o Inovare Intense é um chocolate mesmo.
Apenas os outros sabores dessa linha Inovare, ao leite, o branco, (tinha também o caramelo mas eu acho que pararam de produzir, tenho certeza). Bom, no ao leite e no branco não temos esse percentual mínimo de sólidos de cacau, por isso eles sim são considerados COBERTURA, e no rótulo deles você vai ver, COBERTURA e não CHOCOLATE, mas mesmo assim, precisa temperar por conta da gordura utilizada. 

Isso torna essa linha muito mais saborosa, que não deixa aquela sensação de gordura no céu da boca, até deixa um residual, mas é mínimo, quem não conhece é até capaz de provar e pensar que é realmente chocolate. 

QUANTO CUSTA O INOVARE INTENSE

Ah, deixa eu falar sobre o preço dessa linha Inovare, A média de preço dele é boa, fica em torno dos 25 reais o kg, as vezes um pouco menos as vezes um pouco mais dependendo da loja e da cidade que você mora. É uma alternativa mais barata com relação aos chocolates e mais saborosa com relação as coberturas fracionadas, pois fica ali no meio termo pra quem não quer pagar o preço do chocolate, mas não quer o sabor residual de gordura que a cobertura fracionada geralmente deixa...
Então é uma proposta boa, bora ver se compensa, vamos testar né?

PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE INOVARE INTENSE

Bom, eu sempre gosto de começar avaliando a embalagem... Nela, o diferencial que eles prometem é maior facilidade de temperagem, mais segurança na têmpera. Isso se deve ao fato de usar pouca manteiga de cacau, a gordura vegetal traz uma mais estabilidade na hora da temperagem e uma maior resistência ao calor também. 

Aqui a gente pode ver que os ingredientes que mais contém são açúcar, massa de cacau, gordura vegetal, cacau em pó, emulsificantes e aromatizantes. 

A massa de cacau é o segundo ingrediente que mais tem, então esse intense tem bastante, mas isso a gente já tinha percebido só pelo fato da embalagem não se referir a ele como uma cobertura, e sim chocolate meio amargo. Não aparece manteiga de cacau como gordura, mas a própria massa de cacau já tem um pouco de manteiga de cacau. 

Considerando que é uma linha de cobertura, tá ótimo porque tem massa de cacau de verdade, a maioria não tem isso tem só cacau em pó e quando tem é bem pouquinho...

No rótulo eles falam de derretimento e temperagem também porque afinal de contas, precisa temperar. Para o derretimento eles indicam entre 45 e 50, que é a mesma temperatura que eu gosto de trabalhar. 

A embalagem fala de temperagem também, 28 a 29 graus é a temperatura que eles indicam para resfriamento que é o usual pra chocolate meio amargo mesmo. 

Dando uma olhadinha na fabricação, descobrimos que ele tem 2 anos de validade, é mais do que a maioria dá, geralmente é só 1 ano. Mas, importante ressaltar aqui que mesmo com bastante validade, chocolates e coberturas são sensíveis a oscilações de temperatura e umidade. Se não for armazenado direito vai dar ruim mesmo que esteja dentro da validade.

Então lembra sempre comprar o mais novo possível, escolher um fornecedor que armazene direitinho e já em casa, sempre proteger guardando longe de umidade e de calor, principalmente se for em gotas. Em barra acaba sendo um pouco mais resistente.

Bom, na embalagem as informações que a gente tem são essas, agora bora abrir e testar?

COMO O INOVARE SE COMPORTOU NO TESTE DO DERRETIMENTO

Ao abrir a embalagem já sentimos o aroma que é muito gostoso, o meu Inovare veio bonito, sem deformações, tudo indica que foi bem armazenado.

Eu piquei ele em pedacinhos e levei para derreter em banho maria e pra depois temperar no banho maria frio.

Eu sempre uso esse método pra testar os chocolates tanto no derretimento quanto na temperagem porque é o mesmo método sempre uso nessa série de vídeos e eu faço sempre o mesmo porque facilita pra gente comparar um chocolate com o outro se os processos forem iguais. Mas você pode derreter e temperar do jeito que preferir.

O banho maria é um derretimento mais lento que no micro-ondas, mas até que derreteu bem rápido, quando deu os 45 graus ele já estava completamente derretido, com fluidez e brilho. Derreteu sem grumos e assim que chegou na temperatura certa, já devemos tirar ele do quentinho pra não passar a temperatura.

TESTANDO A PRÉ CRISTALIZAÇÃO DO INOVARE

Depois de aquecer até a temperatura certa (45 graus) eu resfriei ele no banho maria frio (reservar uma parte quentinha) pra observar como é que esse Inovare Intenso reage ao resfriamento e comparar com os chocolates que eu já fiz post e vídeo testando.

No que ele vai resfriando eu já percebo como ele já vai dando uma encorpadinha, mas não chega a perder fluidez. Depois dele já temperado pude perceber que ele espessou um pouco mas continuou fluído, sem grumos, perfeito.

Com o Inovare já temperado eu apliquei ele em moldes de barrinha para levar para geladeira e esperar ele cristalizar para desenformar. 

Aplicar o chocolate no molde não tem segredo: É só aplicar, pode ser com uma colher ou com uma manga de confeitar, e aplicar o chocolate até encher a cavidade. Depois é preciso dar leves batidas com o molde na mesa pra eliminar o ar e o chocolate não formar "buraquinhos". Prontinho, agora é só esperar cristalizar na geladeira até a forminha ficar opaca. 

Uma coisa que as pessoas sempre me perguntam é, quanto tempo tem que deixar? 
Não tem tempo, sempre varia. Depende da temperatura do ambiente de trabalho, da temperatura da geladeira, do tamanho do molde, enfim. Não se prenda ao relógio. O que importa é não deixar na geladeira depois que a forminha ficou opaca. Fica de olho e quando ficou total opaca, tira.

A HORA DO DESENFORME

Se o processo de temperagem foi bem feitinho ela solta bem fácil, não dá trabalho nenhum, não precisa forçar, solta sozinho. A nossa barrinha soltou linda e com um brilho lindo...

TESTANDO O SABOR

Bora pra parte que interessa né?
Não adianta ser fácil de trabalhar se não for saboroso. Bora conferir?

É bem gostoso, derrete na boca como um chocolate.  
Muito bom, praticamente não deixa residual de gordura (paladares mais exigentes ainda vão sentir)
O Inovare Intense é classificado como meio amargo, mas o paladar dele é bem docinho, bem mais docinho do que os chocolates meio amargos que eu já testei aqui. Contudo, paraa uma linha de cobertura, é muito gostoso. Eu aprovei!

O custo benefício é ótimo. Das  coberturas que a gente tem no mercado, é sem sombra de  dúvidas a melhor. Se a escolha da cobertura for pelo preço, o Inovare Intense vale a pena sim. Já, se for pela praticidade, aí não vale porque o trabalho que ela dá é o mesmo de um chocolate e o chocolate acaba sendo mais saboroso.

HORA DA NOTA

Tenho que dar uma nota né? 

Vamos lá, se for considerar uma cobertura, dá bem pra dar uma nota 9,5 porque é muito mais saborosa do que todas as outras coberturas que eu já experimentei, só desconto meio ponto por conta da praticidade porque é o mesmo trabalho de lidar com chocolate.

Mas é ótimo, bem fluído, derrete fácil e sem grumos, se comporta super bem na temperagem e cristalização final, tem bastante brilho e é saboroso. 
Agora comparar com chocolate, aí não rola porque o sabor ainda fica devendo. 
A única vantagem acaba sendo o preço mesmo. 

Veredito:  

É muito bom e eu recomendo como uma alternativa mais acessível ao chocolate e mais saborosa do que as coberturas. 
O custo benefício realmente compensa: É gostoso, fácil de usar, e tem um preço ótimo então é muito bom para faça e venda de produtos com casquinha fina - Eu só não recomendo pra recheios e ganaches porque o sabor fica devendo para os chocolates. 

E é mais resistente ao calor então pra trabalhar no calor pode ser uma alternativa boa também, principalmente esse meio amargo que tem mais massa de cacau então tem um pouco mais de resistência. 

E você já conhecia essa linha Inovare? Gosta? Conta pra mim nos comentários. 

Eu não tinha experimentado o Intense ainda, e adorei.

Já tinha provado o Inovare Caramelo, até que gostei, apesar de achar muito doce, mas era bem saboroso também, pouco residual de gordura, acredito que o  ao leite e branco também sejam assim mas preciso testar pra poder falar sobre eles. 

Se quiser que eu faça vídeo ou post deles deixa nos comentários que eu providencio, combinado? 

Bom, por hoje é isso eu espero que você tenha gostado, se você quiser que eu faça um review de alguma marca de chocolate em especial, deixa nos comentários pra mim que a gente traz. 
Vamos ficando por aqui, se você gostou não vai embora sem deixar seu like, muito obrigada pelo seu carinho de assistir esse vídeo até o final um beijo bem doce pra você e até o próximo post!

Tags: DICAS TÉCNICAS ARMAZENAMENTO CHOCOLATE

Olá, deixe seu comentário para Armazenar o Mycryo, Chocolate pra Ganache e Recipiente para Derreter | Joy Responde #34

Enviando Comentário Fechar:/

NUNCA MAIS TENHA SEU CHOCOLATE DERRETENDO E SEM BRILHO

Tenho orgulho em dizer que 100% dos alunos que passaram pelo treinamento conseguiram driblar o calor e trabalhar com chocolate com ZERO problemas, mesmo os que não tinham ambiente climatizado em casa.

Quero Saber Mais