5 dicas para trabalhar com confeitaria em casa

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

É possível trabalhar com confeitaria em casa e poder sustentar sua família com esse gratificante e delicioso trabalho, e quero te mostrar como.

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Se você, tem medos e incertezas sobre trabalhar com doces, assim como eu tinha quando comecei,

Se acha que está perdendo tempo;

Se acha que não leva jeito;

Se acha que não dá retorno;

É pra você que eu fiz esse post!

Eu também já passei por todas essas dúvidas e medos, e hoje eu quero te contar como é possível sim viver de confeitaria, se você ama de verdade essa profissão e claro, trazer algumas dicas de como conseguir isso.

Maaaaas...  antes de começar eu quero te contar que esse post também está em formato de vídeo, então caso você prefira assistir, ao invés de ler, pode apenas clicar no vídeo e dar Play.. Caso contrário, basta continuar lendo o post, combinado?

Então bora começar a falar das dicas...

Dica 01:

Separe seu lado pessoal do profissional.

É extremamente necessário separar a pessoa que você é, da profissional que você é.

Principalmente definir horário certo pra tarefas de casa e horário que você vai fazer as tarefas do seu negócio.

Já pensou, a pessoa tá lá mexendo brigadeiro no fogão e a panela de pressão cozinhando feijão ali do ladinho? Largando todo aquele vapor daquele feijão com bacon no brigadeiro? Não, né?

Pra começar, você deve usar avental e touca, que pode ser aquelas descartáveis mesmo, mas além disso se você não trabalha com uniforme, e pra trabalhar em casa nem precisa, uma coisa legal é separar algumas roupas pra servir só de uniforme. Até porque isso, além de ajudar na higiene, vai ajudar o pessoal de casa a te respeitar, porque só de olharem pra você já vão sacar que você tá de uniforme, tá trabalhando, e vão pensar 2 vezes antes de pensar em te atrapalhar. E nada de ir com “uniforme” na padaria, ou seja la onde for. Troca antes. Uniforme de produção é pra usar só na produção. Combinado?

Além disso o horário de produção tem que ser diferente do horário de fazer almoço ou janta ou qualquer outra coisa. Você estipula um horário que fica bom pra você produzir e dentro daquele horário você não vai se preocupar com nada que não seja a sua produção. Isso evita um monte de problema, porque além evitar contaminação de alimento ajuda você a manter o pessoal da casa longe da cozinha, nos horários em que você vai estar lá trabalhando. E isso me lembra da dica número 2

Dica 02:  

Peça colaboração da família.

Calma, não tô falando em ajudante ainda, (mas se for o caso pode chamar sim que toda ajuda é bem vinda), mas não é disso que eu tô falando, O que eu tô querendo dizer é que, a não ser que você more sozinha, precisa manter o pessoal longe da cozinha nos horários de produção.

- “Mas não podem entrar nem pra beber água Joy?”

Claro que pode, desde que respeite a produção. Entre com touca, beba, não deixe louça suja na cozinha e saia rapidamente (a menos que queira ficar e ajudar na louça da produção, daí pode ficar, já tá até com touquinha mesmo né) mas se não quiser assumir a louça, que vaze mesmo porque, como a minha mãe já dizia, muito ajuda quem não atrapalha.

Por isso é bem legal fazer uma reunião de família e expor esses pontos importantes como evitar entrar na cozinha em determinados horários que você estiver produzindo, evitar atender o telefone porque pode ser cliente, e se atender que fale adequadamente, e te chame rapidamente e discretamente...

Eu digo isso porque meu filho já atendeu telefone gritando “manhêee a tia tá perguntando se é da casa da mulher que faz bolo o que eu falo???” eu não sabia onde enfiar a minha cara... Vamos combinar que isso não soa muito profissional né? Melhor que você mesma atenda o telefone.

Então uma reunião simples, explicando que você vai aceitar encomendas e que você precisa de colaboração em alguns pontos, já vai ser uma ajuda enorme e você não vai ficar sofrendo depois com possíveis discussões em família.

Dica 03:

Comece com o que você já tem

É isso mesmo, não precisa comprar forno porreta, batedeira da hora, mil forminhas e apetrechos logo de cara. Isso você vai adquirindo com o tempo. Nenhuma confeiteira que eu conheço começou com tudo que tinha direito, porque essas coisas são caras mesmo e pra falar bem a verdade a maioria não são indispensáveis.

Claro que uma boa batedeira facilita a vida, mas não precisa ser aquela importada que a gente brilha os olhos quando vê. Os moldes de bombons não precisam ser aqueles de policarbonato, carésmimos e chiquetésimos. Uma boa forminha de silicone dá conta do recado por muito tempo.

O que eu quero dizer com isso é, use seu dinheirinho com sabedoria, compre apenas o necessário pra começar e, conforme o lucro for entrando, aí você vai investindo em equipamentos e utensílios melhores.

Dica 04:

Separar a dispensa da casa com o seu estoque

Isso é extremamente necessário porque quando menos você espera, vê que tá faltando leite condensado pra fazer teus doces ou porque alguém comeu porque não foi feita a dica 02 (viu como é importante?) ou porque tu mesma esqueceu que usou naquele dia pra fazer aquele pudim da sobremesa...

Eu estou usando o leite condensado como exemplo, mas poderia ser facilmente a farinha, o chocolate, o creme de leite... Não importa, os ingredientes pra tua produção precisam estar separados dos produtos da tua dispensa até mesmo pra ajudar no controle de gastos. Senão você não consegue ter controle nenhum de quanto tá gastando pra produzir, e isso é essencial pra saber qual é. E isso leva a gente diretamente para a próxima dica.

Dica 05:

Calcular todos os seus custos corretamente

E com custos eu não falo só de ingredientes ou água, gás e detergente... Falo da gasolina que você gastou pra ir comprar seus insumos, do estacionamento que por ventura você teve que pagar, tudo isso é custo... isso sem esquecer da sua mão de obra também e da sua margem de lucro.

Aquele cálculo básico de x 3 pode até garantir que você não tenha prejuízo, mas não vai garantir o seu lucro e o pagamento da sua mão de obra se você esquecer de por tudo na ponta do papel. E se você lembrar de botar tudo na ponta do papel, e multiplicar por 3, o preço vai ficar lá nas alturas e você pode acabar nem vendendo...

Por isso o ideal é que você faça a ficha técnica do seu produto, e precifique corretamente. Assim você vai saber exatamente quanto vai para cobrir seus custos, quanto é pra pagar a sua mão de obra (e um ajudante, se for o caso) e quanto sobra de lucro.

Isso é essencial pra que você possa investir no seu negócio e fazer ele progredir porque senão você vai ser mais uma confeiteira que produz e produz só pra pagar conta.

E se a precificação for um problema pra você, eu estou disponibilizando aqui a minha Apostila 100% Gratuita com os 7 passos para precificar seus doces.

Esses 7 passos vão te guiar para que você fuja desse cálculo x3 e precifique corretamente para lucrar de verdade e poder investir no seu negócio e fazer ele decolar.

Então, vamos recapitular rapidinho?

Para que seja possível trabalhar com confeitaria em casa você vai precisar de:

Primeiro: Separar a pessoa que você é, da profissional que você é.

Segundo: Peça colaboração da família

Terceiro: Começar com o que você já tem

Quarto: Separar a dispensa da casa com o seu estoque.

Quinto: Calcular todos os seus custos corretamente,

Claro que existe mais um monte de coisa que a gente pode fazer pra melhorar a nossa produtividade e a nossa vida de empreendedora do açúcar, aliás, se você acha que eu esqueci alguma coisa, ou se você já faz alguma dessas dicas que eu dei, me conta nos comentários pra gente trocar experiências, eu vou adorar!

Seguir esses passos fez toda a diferença pra mim

E eu tô te trazendo essas dicas porque eu sei, por experiencia própria que se a gente não seguir esses passos vai acabar surtando porque vai dar de cara com um monte de problema, inclusive pode até querer desistir de tudo, como chegou a acontecer comigo. Seguir esses passos fez toda a diferença pra mim.

É por isso que sempre digo... Com organização, disposição e boa vontade a gente pode tudo que quiser. Se a gente tem amor pelo que faz então, aaah, aí é que nada segura meu amor!

Se você gostou desse post, deixe um comentário, isso me ajuda muito porque eu preciso saber se você tá gostando do trabalho que estou fazendo, das dicas que eu to trazendo aqui no Blog.

Aliás, deixa ali nos comentários o que você gostaria de ver por aqui.. Tô pensando em fazer um especial de Páscoa você gostaria disso?

Então é isso, fico por aqui, um beijo bem doce pra você e até o próximo post!

Tags: DICAS DIFICULDADES TÉCNICAS
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para CHOCOTONE OU PANETONE CASEIRO RECEITA FACIL E QUE DESFIA

Enviando Comentário Fechar:/